INICIAL EDITORIAL CINEMA ESPECIAL DESTAQUES NOVIDADES LANÇAMENTOS ANUNCIE CONTATO
  
Área reservada para Colunistas > Entrar  
CANAIS
eucultura
Destaques


Lista de artigos recentes
Home > Especial > EGITO > Pirâmides se alinhavam com as estrelas Especial

EGITO

Pirâmides se alinhavam com as estrelas

Por Editorial [MisteriosAntigos]
25/06/2007
Os astrônomos do Egito Antigo alinharam as pirâmides ao pólo norte usando duas estrelas como referência. A descoberta foi feita por egiptólogos britânicos, que decidiram usá-la para confirmar com precisão quando as pirâmides foram construídas.

Eles concluíram que as pirâmides do Vale de Gizé foram construídas em dez anos, por volta de 2.480 AC.

Há quase 4.500 anos, as duas estrelas mantinham uma determinada posição no céu, apontando diretamente o norte.

Mas o alinhamento só se manteve por alguns anos, atingindo precisão absoluta por volta de 2.500 AC _ antes e depois disso o movimento da Terra fez com que o a posição das estrelas no céu mudasse.


Estrelas



Kate Spence, da Universidade de Cambridge, desenvolveu essa teoria quando tentava explicar os desvios no alinhamento da base de várias pirâmides em relação ao pólo norte.

Ela acredita que na Antiguidade podem ter sido usadas duas estrelas muito brilhantes, que em 2.467 AC estavam perfeitamente alinhadas entre si e o pólo norte.

"Nós sabemos que os antigos egípcios estavam extremamente interessados no céu, em especial nas estrelas no céu do Círculo Polar", disse a pesquisadora. "Os egípcios sempre se referiam a elas como 'As Indestrutíveis'".

"Com isso, essas estrelas se tornaram intimamente associadas com a Eternidade e a vida do rei depois da morte. Assim, depois da morte, o rei esperava se juntar às estrelas do céu do Círculo Polar _ por isso as pirâmides foram construídas voltadas para elas", explicou Kate Spence.


Astronomia na Antiguidade

As estrelas escolhidas eram Kochab, na constelação da Ursa Menor e Mizar, na Ursa Maior.

Como o eixo da Terra é instável e se move como um peão num período de 26 mil anos, os astrônomos de hoje conseguem calcular quando as estrelas de Kochab e Mizar estavam em alinhamento exato em 2.467 AC.


A Pirâmide de Gizé é feita de 2 milhões de blocos de pedra


Em artigo na revista científica Nature, Kate Spence mostra que os erros de orientação em pirâmides construídas antes e depois dessa data mostram com precisão o desvio gradativo do alinhamento Kochab-Mizar do pólo norte, e também podem ter seu ano de construção determinado.

Owen Gingerich, do Centro de Astrofisica Harvard-Smithsonian, de Cambridge, Massachusets, disse que "Kate Spence conseguiu uma solução engenhosa para algo que há muito tempo é um mistério".






Fonte: BBC Brasil

 

EGITO: Um berço de aprendizado...


Os textos desse espaço são de propriedade de seus autores e protegidos pela Lei dos Direitos Autorais, não sendo permitido cópia, distribuição ou comercialização sem a prévia e expressa autorização.




eucultura
Canal
Canal Participativo
Participe...
O Significado da Vida
Robert Happe, filósofo, viajou pelo mundo inteiro em busca de respostas sobre o significado da vida... Assista a entrevista e leia o artigo que preparamos para você! (34min.)
Inscreva-se em nosso Feed
RSS Feeds - Site MisteriosAntigos.Com
é grátis!
O que é Feed?
   
Assinar feed - Notícias em tempo real! Assinar Feed RSS
   
Colunistas


 

  MisteriosAntigos.Com  
   

 |  Todos os direitos reservados - MisteriosAntigos.Com © 1998-2009 Site Mistérios Antigos  |